Projetos

CLÍNICA OCLA DE DIREITOS HUMANOS

A ideia de criação de clínicas legais surgiu na década de 1930 nos Estados Unidos como forma de aproximar os alunos das Faculdades de Direito da prática jurídica. Sendo assim, as clínicas de direitos humanos têm como referência o modelo estadunidense das clínicas legais na medida em que propõem não apenas o estudo teórico de casos, mas também têm como escopo ações interventivas, quer sejam de litigância, ou de consulta e assessoramento através da produção de manuais, da elaboração de relatórios ou a orientação jurídica de grupos vulneráveis.

A Clínica OCLA de Direitos Humanos foi idealizada nos exatos moldes da International Human Rigths Clinic vinculada a Harvard Law School (HLS), que é considerada mundialmente como uma das clínicas de direitos humanos mais importantes e atuantes.

Os associados terão oportunidade de interceder junto aos formuladores de políticas públicas, se envolver com os meios de comunicação, poderão negociar ações e políticas juntos aos gestores públicos e iniciativa privada, atuar em processos judiciais e administrativos, apresentarem projetos de lei, promover projetos de educação em direitos humanos, atuar junto a representações de bairro e Chefes de Polícia etc. sempre visando efetivar os direitos humanos nas comunidades latino-americanas.


CURSOS DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Visando sempre a formação humanística de seus associados, bem como o aperfeiçoamento profissional, após a consolidação das parcerias com instituições educacionais de reconhecida qualidade e excelência, serão disponibilizados aos associados diversos cursos de extensão e futuramente de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e à distância, devidamente certificados e que versem sobre os objetivos institucionais do OCLA.,


REVISTA OCLA DE DIREITO CONSTITUCIONAL LATINO-AMERICANO (RDCLA)

Os associados que tenham interesse em produção acadêmica poderão publicar artigos científicos na revista digital do OCLA, que versará sobre as diversas vertentes do direito constitucional latino-americano.


LIVRO OCLA

Obra eletrônica composta por uma coletânea de artigos científicos elaborados por convidados e associados.


NEWSLETTER MENSAL

Mensalmente os associados recebem um resumo sobre os principais fatos políticos, sociais e econômicos, sobretudo aqueles relacionados à prática constitucional das comunidades latino-americanas.


INTERCÂMBIO CULTURAL E ACADÊMICO

Após consolidação de parcerias com instituições internacionais de comprovada excelência, os associados poderão participar de projetos de intercâmbio cultural e científico nas diversas comunidades latino-americanas.


EVENTOS CIENTÍFICOS

Periodicamente, os associados poderão participar dos eventos promovidos pelo OCLA, sempre visando a formação humanística e o aperfeiçoamento profissional.


REFLEXÕES OCLA

Os associados têm acesso exclusivo a textos de opinião escritos pelos associados honorários, integrantes da Diretoria e constitucionalistas reconhecidos sobre diversos temas ligados a jurisdição constitucional latino-americana.


GRUPO DE PESQUISA

A fim de fomentar a produção científica o OCLA incentiva e disponibiliza aos associados o Grupo de Pesquisa denominado Independência do Poder Judiciário na América Latina, sob coordenação do Prof. Dr. Bruno César Lorencini.